INDUSTRIAL E COGERAÇÃO

O objetivo da proteção e seletividade em sistemas industriais é determinar as características, configurações e ajustes dos dispositivos de proteção que minimizem os danos aos equipamentos e proteção pessoal, interrompendo os curtos-circuitos o mais rápido possível. O estudo deve incluir todos os dispositivos desde o equipamento de utilização até a fonte. Em uma instalação industrial encontramos e se faz necessário proteção dos seguintes equipamentos e análises:
  • Transformadores de instrumentos (TC e TP), seleção e aplicação dos dispositivos de proteção (IEDs), Fusíveis de baixa e alta tensão, proteção de falta à terra, proteção de condutores, motores elétricos, transformadores de potência, barramentos, quadro de distribuição e sistemas de serviços auxiliares (AC/DC).

 

Os sistemas de energia industriais e comerciais podem incluir geradores como fonte local de energia. Esses geradores fornecem toda ou parte da energia total necessária, ou fornecem de emergência se a fonte normal de energia falhar.

A proteção do gerador requer a consideração de muitas condições anormais o qual o sistema pode vir a submeter. As condições anormais que podem ocorrer com os geradores incluem: Sobrecarga, Falhas de enrolamento, Sobrevelocidade e subvelocidade, Sobretensão, Perda de excitação, Motorização, Operação de corrente desequilibrada, Oscilações subsíncronas, Energização inadvertida e Conexão não sincronizada.

Click no link abaixo para verificar as demais áreas e saber sobre os diferencias da Lazio aplicado nos estudos de Proteção e Seletividade.

     PROTEÇÃO E SELETIVIDADE

Conte com a Lazio Engenharia para ajudar a viabilizar o seu projeto